A nova tendência em exercícios: use seu peso corporal para ter um corpo estético

A nova tendência em exercícios: use seu peso corporal para ter um corpo estético

Editorial
BBC World
27 de abril de 2016
Compartilhar
Copyright da imagem doGETTY
Legenda da imagem
O peso corporal pode ser ideal para tonificar os músculos com a ajuda de algumas barras.
A gravidade pode ser o maior aliado quando se trata de ficar em forma, especialmente quando ajudamos com o peso do nosso corpo.

E além disso, é uma moda global.

De acordo com pesquisa da Universidade Americana de Medicina Esportiva, o treinamento com peso corporal tornou – se a maior novidade para o exercício do corpo em 2015 .

E é o método preferido de muitos entusiastas do fitness : tanto que se colocou em primeiro lugar nas novas tendências globais do ano passado, de acordo com o relatório.

O que devemos comer antes e depois do exercício?
Mas, em que consiste esse tipo de treinamento?

“O treinamento do peso corporal é baseado no fortalecimento dos músculos através da resistência do peso à gravidade ” , disse a personal trainer Prisca Dumas à BBC Mundo, que escreve no site online Guiafitness .

“A chave está na constância dos exercícios, na série, na aceleração e nas mudanças de ritmo”, acrescentou.

E o alcance do exercício é tão amplo que os treinadores variam em suas recomendações.

Copyright da imagem daTHINKSTOCK
Legenda da imagem
O “peso corporal” tem a vantagem de poder ser praticado em casa sem a ajuda de pesos ou dispositivos.
“Para mim, o exercício com o peso corporal é ideal para pessoas sedentárias que querem começar uma rotina de exercícios, que com uma boa rotina também podem ajudar a perder peso ” , disse o treinador esportivo espanhol e nutricionista Antonio à BBC Mundo. Ortiz

“É a evolução no treinamento físico muscular, onde a estética não é o fim, como no fisiculturismo, mas uma conseqüência do treinamento natural com o próprio corpo”, explicou Dino Donati, formado em ciências da atividade física. sua página is.feelforfit.com.

Para “dummies”
Embora agora seja uma raiva, o exercício com o peso corporal é, na verdade, uma das formas mais primitivas de exercício que existe e talvez uma das mais reverenciadas.

Por exemplo, o famoso fisiculturista Angelo Siciliano, mais conhecido como Charles Atlas, não usou pesos como meio de treinamento, mas ajudou-se com a gravidade e com um conjunto de cordas para manter seu esplêndido corpo em forma.

” Pesos podem ser um treinamento entediante e funcional ou o peso corporal é ideal para aqueles que querem começar a se mudar, digamos sem ter que sair de casa”, disse Ortiz.

E é por isso que é ideal para pessoas que começam a ficar em forma do zero e sem ter que pagar uma taxa mensal no ginásio ou comprar equipamentos caros.

Copyright da imagem doGETTY
Legenda da imagem
A recomendação dos treinadores é criar um sistema de treinamento que não exceda 20 minutos.
“Além de tonificar os músculos, um exercício cardiovascular também é realizado , o que ajuda na primeira fase a perder peso também”, explicou Ortiz.

Para o especialista, o mais importante é criar circuitos que permitam uma escalada no exercício, além de não apenas dedicar-se a uma parte do corpo.

“Outra vantagem do treinamento com peso corporal é que você pode diversificar as áreas do corpo onde você trabalha, como braços, parte superior do corpo, pernas, etc.”, disse Ortiz.

Os exercícios
Agora, o que consiste concretamente? Como você vê uma sessão dessa prática?

Embora personal trainers concordem que o exercício funcional ou o peso corporal é um velho conhecido, eles também advertem que é uma das modalidades que mais evoluíram ao longo dos anos .

Copyright da imagem doGETTY
Legenda da imagem
O “peso corporal” ou treinamento com o peso corporal tornou-se a tendência de fitness em 2015.
“O peso corporal foi renovado nos últimos anos com novas derivações, como calistênicos, que se tornaram tão populares entre os jovens, ou treinamento de suspensão, crossfit em alguns exercícios ou sistemas muito recentes, como o CST ou Tacfit “disse Donati.

Então, com quais exercícios começar?

“Você pode começar com uma combinação básica de agachamentos, flexões e barras, e para pessoas que começam do zero, pode ser conveniente por cerca de 20 minutos por sessão”, explicou.

Por outro lado, Dumas, da Guiafitness , recomenda criar circuitos dedicados a cada área do corpo.

” O mais importante é começar com uma tabela de exercícios aceitável para os músculos no primeiro estágio, sem o risco de esforço excessivo ou possíveis lesões musculares”, explicou.

Leia também: White Max funciona

Copyright da imagem daTHINKSTOCK
Legenda da imagem
Embora seja um dos exercícios mais primitivos, o treinamento com peso corporal também é o que mais evoluiu nos últimos anos.
Para perder peso, ele aponta que existem quatro exercícios que podem ajudar no esforço: pratos, passadas, agachamentos e flexões no peito. Em todos eles, o peso corporal irá adicionar esforço e ajudar a alcançar a tarefa.

“O prato consiste em tomar a posição de fazer uma flexão de tórax, mas sem ir ao chão, isso é conhecido como um exercício isométrico, no qual nenhum movimento é feito, mas é a própria posição (com gravidade) que permite o consumo de calorias “, explicou Dumas.

“E a passada é assim: com o pé avançamos um passo e dobramos o joelho na frente até formar um ângulo reto ou direito, depois retornamos à posição inicial fortalecendo a perna de trás e repetimos”, esclareceu o treinador.

Leave a Reply